NOVO CORONA VIRUS – QUARENTENA OU QUINZENA?


 Segundo o dicionário quarentena refere-se a uma porção, número ou conjunto de 40 entidades, seres objetos ou pessoas. Portanto essa maneira de referir-se ao período de 14 ou 15 dias de isolamento social para os infectados pelo novo coronavírus, na verdade é uma quinzena, oxalá fosse mesmo uma quarentena. Com certeza teríamos menos infectados.

 Primeiro, porque, literalmente, quarentena corresponde a um período de 40 dias; segundo, porque perigosa e levianamente, o infectado sintomático é liberado no décimo quinto dia (quinzena), quando o organismo ainda libera resíduos da carga viral também chamada por alguns infectologistas de fragmentos ou “lixo virótico”, ou seja, pessoas ainda com o vírus são liberadas para conviver com pessoas saudáveis, inclusive em locais de trabalho.

 Ora, se existe a dúvida de quanto tempo o vírus permanece no organismo infectado, por que liberar os doentes antes dos 40 dias (quarentena), se até mesmo os mais renomados cientistas acreditam que o novo coronavírus permanece por aproximadamente 35 dias nos infectados sintomáticos? É bom lembrar que  prudência e caldo de galinha não mata ninguém!

Não sei se me fiz entender, mas uma coisa é certa: Infectado sintomático jamais deveria ir para a rua, principalmente para exercer suas atividades comerciais, colocando em risco a saúde da população, sobretudo depois do colapso hospitalar que vive o país, com falta de remédios, oxigênio e falta de responsabilidade de nossas autoridades, que em vez de pensar em hospitais de campanha, pensam mesmo é em suas campanhas eleitorais.

E como 99% deles não querem gastar o dinheiro que pretendem desviar, em vez de investir em mais hospitais, mais vacinas e tudo que é necessário para socorrer as vítimas da pandemia, vivem sacrificando trabalhadores e empresários, fazendo lockdown, toque de recolher (superlotando ônibus e metrôs), e outras estratégias de eficácia duvidosa, com um único objetivo: Subestimar nossa inteligência ao tentar mostrar que estão agindo com trabalho, dignidade e patriotismo.

Que Deus tenha misericórdia do povo brasileiro!  

DFSOUTO

Comentários