ELEIÇÕES 2022 – MORO TEM ALGUMA CHANCE?


Evidentemente que tem! E se existe alguém no país das 1001 maravilhas...  para os políticos, só há um nome capaz de acabar definitivamente com a corrupção e a falta de vergonha dos nossos governantes: SÉRGIO MORO!

Conforme afirmei às vésperas da campanha eleitoral nas eleições municipais de nossa cidade em 1996, em livro de minha autoria: “A política partidária é a arte de unir inimigos para lutar contra inimigos que se uniram”. Sem dúvida, na teoria e na prática, sem nenhum constrangimento, unem-se aos adversários e fazem acordos escusos na calada da noite, aumentando ainda mais o nível de corrupção e desonestidade dessas lideranças.

E por falar em acordos dessa natureza, essa polarização entre Bolsonaristas e Petistas, na verdade, revela mesmo é que os brasileiros já estão cansados de tanta corrupção de todos os lados, resultando em aumento de votos nulos, brancos e abstenções, podendo-se afirmar que poderemos chegar perto de 50% de votos de protesto nas próximas eleições, persistindo a tão propalada polarização.

Portanto, nessas circunstâncias, aquilo que está sendo chamado de 3ª via, pedindo licença  para o trocadilho, PODEMOS ter o Dr. Moro indo para o segundo turno, possivelmente com Lula, uma vez que o eleitor petista não muda voto.  Moro poderá contar também com o reforço  dos antipetistas decepcionados com Bolsonaro, sobretudo sendo uma opção para os 30 milhões de votos nulos, brancos e abstenções das últimas eleições.

Entretanto, devido à inexperiência de Sergio Moro, e na hipótese de não contar com apoio de partidos com maior tempo de rádio e TV, além da pouca participação na vergonhosa verba destinada ao fundo eleitoral, pode ser que o combate à corrupção possa ter que esperar mais quatro anos, depois que o competente juiz conquistar “musculatura” política na Câmara dos Deputados ou no Senado, já que está muito bem nas pesquisas para esses cargos. Pode ser também que consiga se eleger como prefeito de alguma grande cidade nas próximas eleições municipais, sem dúvida, uma excelente oportunidade de mostrar sua competência, sua coragem e sobretudo o seu inatingível caráter.

Mas, voltando ao quadro atual, é importante lembrar também que  LULA X MORO na disputa de um segundo turno, os votos dos Bolsonaristas fiéis seriam migrados para o Dr. Sergio Moro, assegurando a vitória do Juiz, uma vez os eleitores de Bolsonaro certamente não iriam votar no PT, apesar dos desentendimentos entre Bolsonaro e Moro no caso da PF no Rio de Janeiro. E se Moro continuar buscando o apoio dos dissidentes do Exército, a polarização poderá acontecer efetivamente é com os candidatos do PODEMOS e do Partidos dos trabalhadores.

Essas são, portanto as chances do Dr. Sergio Moro acabar se transformando na primeira via, principalmente porque o Juiz tem como carro chefe da campanha o combate à corrupção e, como diz o velho chavão: “Haja cadeia para tanto ladrão!” O combate à corrupção é de suma importância, considerando-se que as verbas públicas não sendo desviadas, vão proporcionar maiores investimentos na saúde, educação, transporte, segurança e no desenvolvimento econômico, gerando maior produção em várias áreas e, claro, muito mais empregos.

Entretanto, se Moro não resistir ao assédio de Dória, a vaca vai acabar indo pro brejo, possivelmente com o leite azedo, caso Moro aceite o governador paulista como vice.  E aí? Você é lulista, bolsonarista ou prefere ser um moralista? Quanto ao meu voto, por favor clique “CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS ELETIVOS”.  Já quanto aos políticos: Senhor, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem!

 

DFSOUTO

www.dfsouto.com.br


Comentários