Mudanças Fundamentais no Trânsito de Conquista



SUGESTÃO

Se eu fosse o titular da Secretaria Municipal de Transportes de Conquista, faria as seguintes mudanças no congestionado e caótico trânsito de nossa cidade:




1ª)  Acabaria com o acesso Av. Lauro de Freitas/Rua 2 de Julho (entrada Elétrica Sol),  sobretudo porque aquela curva é muito perigosa para os teimosos pedestres que desobedecem a faixa, e absolutamente desnecessária para os automóveis, uma vez que os veículos que circulam por aquela travessa, acabam congestionando o tráfego daqueles  motoristas que descem na direção da Praça Vítor Brito, com destino à 2 de Julho, contornando o Posto de combustíveis.  Outra vantagem seria o ganho de espaço para aumentar o Terminal de ônibus e o aproveitamento daquele semáforo em outro cruzamento mais perigoso. O perigosíssimo cruzamento da Av. Jorge Teixeira com a Av. Brasil, por exemplo, continua dando prejuízos e fazendo muitas vítimas. Outro detalhe: qual a vantagem em ficar parando o trânsito da Rua 2 de Julho, se, repito, o contorno já é feito no final da Av. Lauro de Freitas?



2ª)  Também acabaria com o trânsito de veículos na Travessa  Zulmiro  Nunes, pois  só tem uma finalidade: congestionar a Rua Coronel Gugé, uma vez que os veículos oriundos da Rua 2 de Julho com destino à Rua Góes Calmon ou Pça Estevam Santos (Pça do Fórum), Vivaldo Mendes ou Rotary Club não precisariam dar a desnecessária e congestionadora volta pela apertada travessa. O mais racional, portanto, é continuar contornando a Primeira Igreja Batista, inclusive porque o percurso até a praça do Fórum é menos congestionado. Além do mais, as famílias que literalmente andam unidas e os jovens que costumam andar agrupados, correm sérios riscos de atropelamentos, pois a referida travessa é muito estreita para bicicletas, motos, automóveis e pedestres, sobretudo porque o poste próximo da loteria  é mais largo do que o passeio. A propósito, será que já não é hora de um CALÇADÃO naquela via pública? Com certeza seria um belo local para o conquistense descontrair “jogando conversa fora”. Também é evidente que os comerciantes daquele setor iriam ficar muito satisfeitos com mais esta opção para os negócios culinários, especialmente os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes, com reflexos positivos em outras atividades comerciais no entorno.



3ª)  Para não prejudicar os comerciantes da Avenida Brumado, sobretudo respeitando “direitos adquiridos”, uma vez que o próprio nome daquela via pública já dava a idéia de saída para aquela cidade há algumas décadas, inverteria o trânsito de veículos nas Avenidas Maranhão e Brumado, mantendo o tráfego da Brumado no sentido Anagé, como anteriormente. E, partindo da premissa que o comércio da Avenida Maranhão não seria  prejudicado com esta mudança, já que os clientes das lojas localizadas na Brumado, obrigatoriamente teriam que retornar pelo caminho mais curto, ou seja, pela Avenida Maranhão, sugiro esta nova experiência, uma vez que, apesar da boa intenção do governo municipal, inúmeras famílias foram prejudicadas com as mudanças realizadas, principalmente porque não se conquista uma clientela da noite para o dia. Inclusive o crescimento do comércio naquela avenida foi exatamente devido ao fluxo de veículos dos nossos irmãos sertanejos retornando para cidades como Anagé, Aracatu, Brumado, Livramento, Guanambi e outras importantes cidades do rico e abençoado sertão da Bahia. Ora, se o tráfego daquela avenida não suporta mais a “mão dupla” ou sentido duplo, devido aos inúmeros acidentes, por que tanta maldade com os pioneiros comerciantes daquele setor, acabando exatamente com o fluxo de veículos na direção da cidade que “empresta” o nome àquela via pública? Sinceramente, não acredito que seja coisa premeditada ou perseguição política.

D F SOUTO

Comentários

  1. Suas sugestões foram bem explicadas, no entanto eu não conseguir visualizar mudanças significativas que beneficiem o transito.
    Na ultima sugestão, falando da Brumado, você já parou para pensar na rotatória necessária para inverter o fluxo de veículos, já parou pra analisar que os dois sentidos teriam que se cruzar em pelo menos dois pontos ao longo da zona oeste? Já pensou em quem e quantos estão realmente está sendo prejudicados e o mesmo dos beneficiados?
    Parabéns pela iniciativa, respeito sua opinião, li com total neutralidade e tentei imaginar as consequências, sejam as boas quanto as ruins, mas concordo apenas na opinião do calçadão da travessa Zulmiro Nunes.
    Tenha uma boa semana.

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  2. Discordando:
    1) Não tenho opinião formada quanto a primeira sugestão.
    2) Na minha opinião o sentido da travessa Zulmiro Nunes deveria ser invertido, assim diminuiria bastante o fluxo de veículos na Coronel Gugé, pois os carros que vão em direção a Barão do rio branco, Pç Tancredo Neves e etc, já entrariam pela referida travessa, desafogando o trecho da lateral do Banco do Brasil.
    3) Esta sua terceira bem intencionada sugestão, ocasionará um grande problema na rotatória da entrada da urbis 3 com a Av Brumado, pois os carros que chegam na cidade em direção ao centro via Av Maranhão, terão que cruzar com os carros que vem do centro sentido Anagé via Av Brumado, impreterivelmente teria que ser instalado ali, um conjunto de semáforos, o que levaria a constantes engarrafamentos em ambos os sentidos.
    Assim como Você, quero o melhor para a nossa Cidade.
    Um Abraço.
    Wesley

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  3. Eu acrescentaria outra mudança, bem simples e que não mudaria o percurso: colocar semáforos nas rotatórias da Olívia Flores, principalmente no cruzamento da Av. Olívia Flores com a av. Luiz Eduardo Magalhães. O congestionamento ali está a cada dia pior. Imagine quando for inaugurado o novo Shopping Boulevard?

    Atenciosamente,

    Marcos Vinicius

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