COVID-19 - COMÉRCIO ABERTO X ALUGUEL DE UTI PARTICULAR: O que contamina mais?




Nossas autoridades governamentais e científicas estão mesmo completamente perdidas! Fala-se tanto em aglomeração provocada pela abertura do comércio, e numa demonstração de total falta de inteligência e sabedoria, alugam UTIs de hospitais da rede privada por valores exorbitantes, quando o certo seria a utilização dessa verba na construção de hospitais provisórios de campanha, cujo custo seria infinitamente inferior.

Por favor, prestem atenção para um detalhe de suma importância:

Se as pessoas já estão fugindo de hospitais com medo do novo e até do velho corona vírus, será que alguém em sã consciência vai procurar esses hospitais particulares, onde teriam que ficar expostas a essa terrível doença chamada Covid-19?  Já não chega a maldade que fazem com os profissionais de saúde, negando-lhes até EPIs e outras proteções?

Ora, se esse vírus é tão contagiante, a ponto de aniquilar com a economia do país e das pessoas, onde está a cabeça do governante que, em vez de providenciar leitos e UTIs para hospitais públicos, coloca doentes com covid-19 juntamente com pessoas debilitadas e já expostas a infecções hospitalares?  A não ser que  haja interesses escusos, principalmente aqueles literalmente acordados na calada da noite.

Outra coisa: Esse monte de dinheiro que o congresso está liberando para os municípios investirem na pandemia, 99% (fui generoso para não generalizar) será destinado a farras e campanhas eleitorais. Não fosse assim, certamente a maioria dos municípios já teria bons hospitais públicos e as tão necessárias UTIs para momentos de pandemias e outras assistências na área de saúde.

Quanto à abertura do comercio, embora achando que o mais prudente seja ficar em casa e ter os cuidados recomendados pelas autoridades médicas toda vez que tivermos que sair para fazer compras e  tarefas essenciais, gostaria de sugerir a seguinte estratégia pra já ou para o momento que os entendidos acharem que deve começar a flexibilização gradativa do comercio.

Excluindo as cidades que estão em colapso hospitalar e funerário e as demais que não tiveram o comportamento exemplar dos conquistenses, sugerimos:

As ruas seriam divididas em lado A e lado B.

As lojas do lado A abririam às segundas, quartas e sextas: As do lado B, às terças, quintas e sábados.

Como o sábado funcionaria apenas um turno, haveria um rodízio semanal.

Quanto às praças, teríamos lado A em forma de L e lado B também formando um L, já que tem lojas dos quatros lados.

Com certeza  a fiscalização seria mais fácil e muito menos onerosa para a Prefeitura.

Portanto, pandemia e economia podem andar juntas, se houver bom senso e apenas um pouquinho de sabedoria, sobretudo quando buscamos a orientação de Deus, que certamente nos atenderá, dando-nos força para superar as dificuldades que estamos enfrentando na área financeira e emocional;

Nossa sugestão, observando-se as recomendações científicas (uso obrigatório de máscara, álcool gel, distância regulamentar e nada de aperto de mãos, inclusive por funcionários e lojistas), certamente não haverá aglomeração, já que a afluência do público comprador será pequena, uma vez que as pessoas estão assustadas com o pavor criado pela mídia.

Se for da vontade de Deus, a experiência será proveitosa, ainda que os comerciantes trabalhem apenas 3 dias por semana.

Será também um aquecimento para dias melhores que virão e, sem dúvida, servirá para espairecer a mente e começar a pagar as contas que se amontoam a cada dia.

Uma coisa é certa: Se no período de 2 a 4 semanas não houver aumento da contaminação, ótimo! Se permanecer no mesmo patamar, continua a experiência.

Caso contrário, se houver um crescimento notório de contaminações, para não haver um colapso hospitalar e funerário (Deus permita que não!), volta-se ao remédio amargo, ou seja, isolamento e fechamento do  comercio pelo período que for necessário, aliviando a pressão e as críticas dos comerciantes sobre as autoridades, e diminuindo o prejuízo eleitoral.

Que Deus tenha misericórdia desses políticos que ficam brigando e transferindo a culpa para os outros, quando na verdade são os verdadeiros responsáveis pelas mortes provocadas pelo novo corona vírus e outras doenças letais!

DFSOUTO

Comentários