Horário de Primaverão?



    
      Todos os anos os brasileiros são obrigados a participar dessa brincadeira de péssimo gosto, chamada horário de verão, mas que, na verdade, tem início na primavera.  Grande aliado dos vírus, micróbios e bactérias, o “bendito” horário é responsável por inúmeras enfermidades, pois a sensação de estar sempre atrasado e o medo de não honrar os compromissos com trabalho, escola, bancos e outros afazeres, assim como a mudança de horário e hábitos alimentares, segundo os médicos, provoca problemas emocionais, aumento de pressão arterial, alteração do ritmo cardíaco, dores de cabeça, nevralgias, ansiedade, fadiga, stress e outras doenças de origem psicossomática.
     O bom senso manda que o ministro da saúde seja diplomado em medicina e a verdade é que qualquer brasileiro com um pouco de conhecimento sabe que não vale a pena sacrificar a saúde em troca de uma economia tão insignificante, sobretudo quando é pública e notória a falência da estrutura hospitalar e da assistência médica governamental. Pergunto: o problema é de economia de inteligência, ou alguns empresários políticos estão lucrando com o tal horário? Ora, se podemos fazer o sacrifício de levantar mais cedo, de viver no sufoco de estar sempre atrasado para os compromissos cotidianos e comprometer a nossa saúde com repentino atropelamento do nosso relógio biológico, por que as autoridades não dão o exemplo, economizando energia através de rigoroso controle nos órgãos públicos?
     Outro agravante proporcionado pelo nocivo e indesejável  horário de “PRIMAVERÃO” é a volta do horário normal, pois a readaptação psicossomática é tão difícil e prejudicial quanto no inicio dessa palhaçada governamental. Ou seja, além da falta de escolas, transportes, segurança, oportunidades de emprego, e assistência médica e hospitalar para as doenças naturais, nossas autoridades ainda contribuem para agravar a saúde do povo, congestionando os poucos ambulatórios públicos existentes, ao permutarem vidas humanas por discutível economia energética.
    A verdade é que não necessitamos de horário de verão nem de “PRIMAVERÃO”! Os políticos brasileiros, que são os piores do mundo, em vez de imitarem os europeus  criando esse inadequado e indigesto  horário,  têm mesmo é o  dever é de copiá-los em pesquisas científicas e tecnológicas; no desenvolvimento econômico; na geração de empregos ; na educação; na assistência aos meninos de rua e idosos; nos direitos humanos, na ordem, na moral e nos bons costumes. Portanto, as nossas autoridades têm mesmo é que  acabar com aposentadoria de políticos e outros “vagabundos” (segundo FHC) com menos de 50 anos e punir exemplarmente os corruptos responsáveis pelo desvio de verbas públicas, fundamentais  para a construção de novas hidrelétricas, acabando de uma vez por todas com esse malfadado horário de verão. Menos mal se fosse mesmo de verão (dezembro a março), já que a gosto de alguns políticos que levantam depois do meio dia, repito, estamos mesmo é convivendo com o HORÁRIO DE PRIMAVERÃO, quiçá, galinha dos ovos de ouro de alguns empresários/políticos espertalhões (hotelaria, turismo, ou outras vantagens comerciaisaltamente lucrativas. Afinal, por que  será que os empresários da Bahia estavam exigindo o tal horário? Como dizia um antigo comediante: “Perguntar não ofende!”

                                                                                                                                        DFSOUTO

Comentários